O que é uma Powerline?

Uma Powerline é um equipamento que se aproveita da instalação eletrica residencial para fazer a transferência de dados ou internet, dispensado furos, cabos a passar por paredes ou qualquer outro tipo de dor de cabeça.

Sendo este um KIT de Powerlines, é composto por dois equipamentos, o emissor e o receptor, sendo que obviamente o emissor deve ficar junto ao router, ligado via cabo Ethernet, já incluso na caixa, e o receptor deve ser colocado na divisão ou zona do espaço onde existe menos cobertura de rede, como no esquema abaixo;

Esquema: "Como funciona a Powerline"
Esquema: “Como funciona a Powerline”

No emissor encontramos alguns LED´s informativos, e alguns botões, como por exemplo o botão WiFi, que vai copiar o nome da vossa rede do router e a senha, o botão de Pair, que como o nome indica seve para fazer o pareamento entre os dois equipamentos, entre outros.

TP-Link TL-WPA7510 KIT
TP-Link TL-WPA7510 KIT

Não foi necessário a utilização do botão nos meus testes, uma vez que a sua configuração é muito facil, bastou apenas ligar os dois equipamentos da maneira devida que ele fez a configuração automaticamente.

Como disse á pouco, o receptor é simultaneamente um router, ou seja, ele recebe o sinal via rede elétrica e “redistribui” pela casa nas frequências de 2.4Ghz e 5Ghz, e, se o vosso equipamento suportar 5GHz, recomendo a sua utilização. Ainda assim, têm as duas opções.

Podem também através do painel de controlo, que achei intuitivo, ativar mais duas redes, mais uma vez de 2.4Ghz e 5Ghz para convidados á parte, entre outras funções e configurações. Têm também a App, que podem usar para mais uma vez controlar a Powerline.

TP-Link TL-WPA7510 KIT
TP-Link TL-WPA7510 KIT

Em Wi-Fi, vai depender muito do equipamento que vão usar, a banda do emissor é de 802.11ac, uma frequência não tão comum no mercado. Ainda assim, utilizado o Xiaomi Redmi Note 4 consegui obter cerca de 50Mbps de download em 2.4Ghz e 80Mbps em 5Ghz.

O máximo de velocidade que consegui por cabo foi perto do que a minha ligação consegue, e em testes com o iPerf, que é um software que serve justamente para medir a ligação maxima, não dependendo da vossa velocidade de internet, tirei uma média de 200Mbps, usando os cabos inclusos na caixa.

Portanto, não sei em que condições é que seria possível tirar 1000Mbps, como informado pela marca, porem, consigo garantir que para uma conexão de 200/200, esta Powerline é capaz de extrair toda a velocidade.

Podes ler também: Xiaomi Redmi Note 4 Global – Unboxing

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here