Hoje foi sem duvida um dia desastroso para varias empresas Portuguesas. Esta manhã, empresas como a Portugal Telecom notificaram os seus funcionários que deveriam desligar de imediato os seus computadores e desconecta-los da rede, devido a um ataque informático que começou em Espanha e espalhou-se para Portugal. Segundo informações do New York Times, este ataque está se a espalhar internacionalmente. Empresas como EDP, NOS, Caixa Geral de Depósitos adotaram também esta medida preventiva.

Mensagem recebida pelos trabalhadores da PT // Créditos: Observador

Os trabalhadores contam que foram surpreendidos com uma janela que dizia que todos os seus ficheiros teriam sido criptografados e que a unica maneira de resolver isso seria pagando através de BitCoin o valor de 300$.

Ordens que os trabalhadores receberam // Créditos: Observador

Foi detetado um ataque informático a nível internacional, com impacto em vários países, nomeadamente Portugal, afetando diferentes empresas de vários setores. Na PT, todas as equipas técnicas estão a assumir as diligências necessárias para resolver a situação, tendo sido ativados todos os planos de segurança desenhados para o efeito, em colaboração com as autoridades competentes. A rede e os serviços de comunicações fixo, móvel, móvel, internet e tv prestados pelo MEO não foram afetados”, – Portugal Telecom.

Trabalhadores da Portugal Telecom ainda dizem ao jornal Observador “só nos disseram que tínhamos de desligar os computadores da internet. Alguns tiveram um ecrã azul e quando reiniciaram apareceu uma mensagem a pedir um resgate”. Foi pedido aos colaboradores da Portugal Telecom que desligassem os cabos que ligam os computadores è electricidade. Entretanto, parte da equipa foi inclusive mandada para casa e o dia de trabalho dado por encerrado.

Ainda assim, relembro que nenhum utilizador dos serviços da MEO ou de qualquer outra empresa envolvida tiveram os seus dados comprometidos, apesar que alguns utilizadores relataram algumas instabilidades no serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here